Departamento de Infância e Juventude

O Departamento de Infância e Juventude (DIJ) objetiva a evangelização espírita infanto-juvenil, utilizando como base o currículo elaborado pela FERGS (Federação Espírita do Rio Grande do Sul) e FEB (Federação Espírita Brasileira), atendendo a faixa compreendida entre 03 e 21 anos.

Os encontros acontecem todos os sábados das 15h às 16h30min, sempre antecedidas por um trabalhinho de passes das 15h15min às 15h30min.

Aos sábados, no mesmo horário das aulinhas, os pais interessados participam de um Grupo de Estudos (Grupo da Família), orientado pelo Departamento de Assuntos da Família (DAFA), onde são debatidos assuntos pertinentes à família, bem como algumas questões ligadas à Evangelização, de forma a integrar estes dois departamentos.

Aulas e inscrições

As aulinhas iniciam entre março e abril, de cada ano, e encerram no final de novembro ou início de dezembro, sempre com uma comemoração organizada pelos evangelizadores, onde, além de um lanche festivo, também ocorrem apresentações teatrais e/ou musicais, com a participação tanto dos evangelizadores quanto dos evangelizandos.

As inscrições são abertas ao público em geral, freqüentadores ou não da Associação União Espírita Porto-alegrense, realizadas ao longo do ano.

Os encontros possuem sempre um fundo moral cristão/espírita. Toda a aulinha é idealizada com antecedência e o programa das aulinhas é apresentado no início do ano a direção do DIJ, e pode ser solicitado a qualquer momento pelos responsáveis pelos evangelizadores, interessados.

Cada aulinha é preparada segundo a faixa etária alvo, variando em abrangência e profundidade. Com o tempo, o evangelizando vai passando pelos diversos ciclos e adquirindo conhecimento, embasamento doutrinário e noções cristãs.

Atividades

Além das aulinhas propriamente ditas, o DIJ promove diversas atividades, entre elas:

Festas comemorativas:

Páscoa - os evangelizandos são esclarecidos sobre o verdadeiro sentido da Páscoa para os cristãos. Normalmente (nos ciclos menores) os evangelizandos são presenteados com algum chocolate;

Dia das mães - para comemorar o dia das mães, acontecem atividades como por exemplo a "Aulinha com a Família". Nesta data, tão importante, é sempre lembrada com uma homenagem especial que varia de ano para ano, com ênfase na grande missão materna;

Festa junina - é armado um "arraial" com guloseimas e decoração característica, e todos participam de brincadeiras com pequenos brindes. O objetivo é a integração com os diversos ciclos e a desvinculação da relação da festividade com os "santos".

Dia dos pais - para comemorar o dia dos pais, podem acontecer atividades como o "Encontro da Família" no 2o Sábado de Agosto, onde pais, familiares e evangelizandos participam de Dinâmicas que pretendem levar as pessoas ao reencontro com suas famílias e consigo, com ênfase na grande missão paterna.

Dia das crianças - Podem ocorrer atividades como a "Gincana do Dia das Crianças", onde sempre é oferecido um pequeno brinde aos evangelizandos, algumas vezes acompanhado de uma pecinha de teatro e um lanche festivo.

Grupo dos Palhaços

O grupo dos Palhaços não faz só palhaçadas. O nome provém da vontade inicial de levar alegria ao próximo, (especialmente crianças carentes) e passou a se chamar Grupo Teatral Marcinha em homenagem a uma das mais dedicadas integrantes que já partiu para o plano espiritual. As reuniões são geralmente aos sábados das 17:00 às 18:00 horas, onde são planejadas e ensaiadas as apresentações, sempre com temas de cunho moral, e totalmente gratuitas.

As instituições em que o grupo se apresenta são previamente visitadas, com o objetivo de adequar a apresentação às características de público e espaço físico. Estamos aceitando sugestões quanto a novos locais de apresentação. Se você conhece os responsáveis por algum (ou se você é o responsável), entre em contato conosco. Assim como os demais trabalhos da casa, não há custos. Os temas têm fundo moral e são acessíveis a todos.